domingo, 27 de junho de 2010

SAFETY CAR VOLTA A CRIAR POLÊMICA NA F1






GP da Europa

Passam os anos, mudam as regras e nada muda.O GP da Europa em Valência aparentava ser uma prova emocionante, com briga por posições na frente e atrás no pelotão, isso até Mark Webber, que largou mal e perdeu várias posições, bater na traseira da Lotus de Kovalainen e decolar num acidente espetacular, que por sorte não teve consequências trágicas. Após o acidente, a entrada do Safety car acabou colocando a Sauber de Kobayashi, que não parou para a troca de pneus em 3° e como não existem muitas chances de ultrapassagem no circuito de rua de Valência, isso gerou uma verdadeira procissão até o fim da prova ( e nós apaixonados pela F1 temos que assistir isso) e uma chuva de reclamações da Ferrari, que tinha seus dois carros brigando pelo pódio, com Alonso em 3° e Massa em 4° e após o pit stop com o carro de segurança foram para o fim do pelotão. Os dois pilotos da Ferrari ficaram exatamente atrás do carro de segurança o que os obrigou a dar uma volta inteira em velocidade reduzida enquanto os pilotos que vinham mais atrás conseguiram parar para a troca antes, ganhando as posições de Alonso e de Massa, que foi ainda mais prejudicado por ter que esperar a troca do espanhol que estava a frente. Mas o que mais gerou confusão foi a ultrapassagem de Hamilton, que estava logo a frente das Ferraris sobre o Safety car. Os comissários de prova demoraram a punir o piloto da Mclaren, na verdade só o fizeram quando Alonso reclamou com a equipe pelo rádio e a Ferrari protestou com os comissários e como Kobayashi segurava todo o pelotão, quando o fez, com uma passagem pelos boxes, nada mudou! Hamilton continuou em segundo e assim terminou a prova atrás apenas do vencedor Vettel.
Após a corrida outros nove pilotos foram punidos com acréscimo de 5 segundos no tempo de prova por exceder o tempo mínimo de volta com o Safety car, entre eles Barrichelo, que mesmo assim manteve o bom 4° lugar na corrida. Di Grassi foi o melhor das equipes pequenas em 17° e Bruno Senna o 20°.
Os únicos pontos posítivos desse GP na minha opinião foram as ultrapassagens feitas pelo arrojado Kobayashi nas voltas finais, após sua parada para troca de pneus, voltando com compostos macios e já com pouco combustivel, o japonês deixou Alonso e Buemi para trás, quebrando um pouco da monotonia que outrora involuntariamente ele havia ajudado a criar.

Veja o acidente de Webber em nossos vídeos favoritos


CRÍTICAS DA FERRARI

A Ferrari criticou duramente os comissários do GP da Europa, classificando como "escândalo" a demora na punição de Hamilton.

"Um escândalo, esta é a opinião de vários fãns e empregados. Eles concordam que não há outra maneira para descrever o que aconteceu no GP da Europa. A maneira com que a corrida e os incidentes foram administrados levantam dúvidas sobre a credibilidade da Fórmula 1, como foi visto em reações ao redor do mundo" Diz o comunicado oficial da Ferrari em seu site.

Alonso que terminou em 8° disse: "Com o safety car, eu seria o nono e o Hamilton, o oitavo. Mas quem desrespeitou as regras chegou em segundo"
Massa que perdeu novamente a chance de pontuar e agora ficou muito distante da briga pela ponta, chegou em 11° e também reclamou muito: "Nossa chance de lutar pelo pódio virou fumaça" e criticou Hamilton, Segundo ele, o inglês burlou as regras mas foi favorecido pelos comissários.


Resultado final

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 57 voltas em 1h40m29s571
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 5s042
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 12s658 (punido com 5s)
4 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 25s627 (punido com 5s)
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s122 (punido com 5s)
6 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 30s168 (punido com 5s)
7 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 30s965
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s809
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 36s299 (punido com 5s)
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s382
11 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s621
12 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 47s414 (punido com 5s)
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 48s239
14 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s287 (punido com 5s)
15 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s826
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 50s890 (punido com 5s)
17 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 1 volta
18 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 2 voltas (punido com 20s)
20 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 4 voltas












4 comentários:

  1. Me lembra Cingapura em 2008, pq será???

    ResponderExcluir
  2. Quando te favorece tu fica quetinho né Alonso!!!
    Agora quando doi em vc...

    ResponderExcluir
  3. Hamilton ta virando o novo Dick vigarista, faz a sujeira e depois da uma de santinho!
    Qual será a desculpa desta vez???

    ResponderExcluir
  4. Concordo Fael, Hamilton ta se especializando em fazer sujeira e depois tenta limpar a barra com desculpas de bom menino ofendido...

    ResponderExcluir