quarta-feira, 14 de julho de 2010

ESPORTIVOS NACIONAIS - CORCEL GT

A partir deste mês o Emotion Cars irá apresentar uma série de reportagens sobre os esportivos que marcaram época no Brasil! Começando pelo Corcel GT, sucesso de vendas da Ford no inicio da década de 70.






O Corcel GT foi lançado pela Ford no Brasil, no final do ano de 1969 e surgia como o esportivo da família que fazia grande sucesso no pais. O 1° GT tinha carroceria cupê com faixas pretas pintadas nas laterais, traseira e sobre o capô, rodas com desenho diferenciado, faróis de milha e teto de vinil preto, o interior simples mas com painel completo e volante exclusivo completavam a receita, juntamente com o novo carburador solex de corpo duplo e os coletores de admisão e escape que levavam o motor 1.3 a 80cv, 12cv a mais do que as versões normais. O GT atingia 138,5 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 18s, razoável para a proposta do carro na época. Esta versão é a mais dificil de ser encontrada atualmente e na minha opnião a mais bonita! (limpa e sem exageiros).


Logo em seguida em 1971, a Ford melhorou a  potência do modelo com o GT XP que trazia algumas modificações estéticas como o capô pintado em preto fosco e com uma entrada de ar, console central que abrigava os mostradores (que antes, ficavam no centro do painel) e o motor 1.4 de 85cv, que levava o XP a quase 150 km/h e melhorava a aceleração de 0 a 100 km/h chegando a marca em 17s. O que colocou o Corcel entre os nacionais mais rápidos da época.



Em 1973, o GT acompanhou as mudanças da linha e ganhou nova frente e lanternas traseiras, faixas pretas paralelas no capô e laterais, além de faróis de milha retângulares.



Em 1978, chegava a linha corcel II e com ela a nova versão GT, este modelo é pouco conhecido e por isso bem exclusivo, o modelo a principio, vinha com a parte de cima da carroceria pintada em preto separada da parte de baixo por filetes vermelhos (mas logo foi abandonada), volante diferenciado de três raios, um pequeno conta giros no centro do painel, relógio digital no teto, faróis de milha e rodas com sobre aros cromados. O novo motor 1.6L de 90cv deixava o desempenho do novo modelo parecido com o antigo mesmo com a carroceria mais pesada. Contanto, com a chegada do Escort XR3 em 1984, o fim do GT estava próximo.

(A Ford divulgava na época, a potência bruta dos motores).

                          






OUTROS ESPORTIVOS NACIONAIS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário