sexta-feira, 9 de abril de 2010

O QUE REALMENTE É NECESSÁRIO EM UMA REVISÃO?

Na hora da revisão, você chega à concessionária achando que irá pagar o valor anunciado para a revisão pela montadora, mas é surpreendido pelo valor muito maior passado pelo consultor técnico! Então o que fazer? Primeiramente você deve entender como funciona o setor de assistência técnica de uma concessionária. O consultor é comissionado e pressionado para vender serviços, então ele sempre irá tentar empurrar algo alem do necessário, por isso cuidado com o que está comprando! Em segundo lugar você deve saber que as oficinas autorizadas recebem das montadoras para executarem as garantias e muitas vezes recebem mais do que cobrariam dos clientes, por isso não fique inibido ao reclamar de algum defeito ou barulhinho que te incomoda. Por último, é preciso ter noção do que é feito em cada revisão, para isso oriente-se pelo manual do proprietário, ele informa tudo que deve ser corrigido em cada uma das revisões e quanto tempo ela leva para der executada, os mecânicos se orientam por manuais de serviço nos quais se baseiam o manual do proprietário.
Estando ciente disso peça um orçamento detalhado ao consultor e corte tudo que achar desnecessário, mas atenção! Os preços sugeridos para as revisões programadas somente incluem as peças que necessitam ser trocadas naquela quilometragem, não as que têm desgaste variável, ou seja, depende de vários fatores para apresentar necessidade de troca, por isso é possível que após fechar um orçamento o consultor tenha que ligar para mudar o valor.
Mas afinal, o que realmente é necessário, o que é recomendável e que não se deve fazer? Você deve entender que além dos cuidados básicos, é preciso alguns adicionais para garantir vida longa ao seu carro e segurança aos seus ocupantes, além de evitar problemas futuros quando o veiculo estiver fora da garantia!
Alguns itens são indispensáveis já na primeira revisão, como alinhamento de direção, balanceamento de rodas e rodízio dos pneus, são eles que vão garantir a vida útil dos pneus e influenciar diretamente na sua segurança! O alinhamento deve ser conferido a cada 10000 km ou sempre que notar alguma diferença na direção, outras você decide se faz ou não. Vou listar abaixo alguns itens que são oferecidos nas autorizadas e falar sobre a sua necessidade.


Limpeza do sistema de arrefecimento: Muito importante. Está diretamente ligada à vida útil do motor, se seu carro usa aditivo mineral (verde), faça a limpeza e troca do mesmo a cada 15000 km se usar o sintético (rosa), a manutenção pode ser feita a cada 30000 km. É o aditivo que evita acumulo de resíduos e ferrugem no radiador e na bomba d'água e garante a temperatura correta do motor.

Descarbonização de válvulas: Recomendado. Com o tempo e a queima irregular de combustível adulterado, os resíduos se acumulam nas válvulas e pistões, provocando desgaste nas válvulas e arranhando os cilindros. Deve ser feito a cada 30000 km.

Descontaminação do motor: Recomendado. A queima de combustível adulterado acaba contaminando o óleo do motor gerando a temida '' borra '' que entope os dutos de lubrificação do motor e bomba de óleo, provocando desgaste e diminuição da vida útil do motor e em casos mais sérios a quebra do mesmo.
Mas atenção! Esse procedimento deve ser feito em todas as trocas (desde a primeira) e acompanhado da troca do filtro de óleo, pois é de caráter preventivo, caso contrário não faz efeito, pelo contrário após o acúmulo da borra pode ser até prejudicial.
O mais importante neste caso é respeitar os intervalos de troca de óleo e filtro e usar sempre o óleo indicado no manual.

Higienização do ar condicionado: Indispensável. Uma limpeza do sistema de ar condicionado com troca do filtro de pólen a cada 6 meses pode evitar muitos problemas, mas não para o carro e sim para os ocupantes, está provado que os fungos e bactérias que se acumulam nos dutos de ventilação causam doenças respiratória e podem até matar como já ocorreu, por isso o ministério da saúde recomenda o serviço!
É importante também ligar o ar ao menos 15 minutos por semana, isso evita o ressecamento das mangueiras e consequentemente vazamentos do gás refrigerante.

Polimento e cristalização de pintura: Desnecessário. O polimento é um procedimento que desgasta o verniz e por isso só deve ser feito quando a muitos arranhões superficiais ou quando a pintura estiver sem brilho, a melhor forma de manter a pintura de seu carro é lavar com sabão neutro para carros e encerar a pintura a cada 3 meses.

Lavagem de motor: Desaconselhável. Com o nível de eletrônica dos motores de hoje se torna altamente desaconselhável jatos de água no cofre do motor, faça a limpeza a seco e só lave com água em último caso e com profissionais especializados, que façam o isolamento das partes mais delicadas.

Limpeza de bicos: Desnecessário. A limpeza de bicos somente precisa ser feita quando um ou mais bicos se travam por acúmulo de sujeira, provocando falhas no funcionamento do motor, a limpeza preventiva só é recomendada a cada 15000km para carros movidos a GNV, pois este combustível ''resseca'' os bicos causando oxidação e consequentemente perca de desempenho.

Troca de palhetas de limpador e aditivo de pára-brisas: Importante. Troque as palhetas sempre que perceber que estão ressecadas, isso evita arranhar o pára-brisas e ser surpreendido por palhetas que não limpam num dia de chuva. Uma dica é sempre usar aditivo na água do lavador de pára-brisas, isso desengordura o vidro e evita o ressecamento das palhetas.

Troca do óleo de freio: Importante. Deve ser feita no maximo a cada 2 anos, pois o óleo absorve umidade o que diminui a sua eficiência.

Troca de óleo da caixa de marchas: Desnecessário. A maioria dos carros hoje usa óleo long life, ou seja, somente precisa ser trocado em caso de manutenção na caia de marchas ou vazamento.

Além disso é importante conferir as peças trocadas e testar o veiculo com o consultor ou chefe da oficina na hora da entrega.
Quem tiver mais dúvidas ou quiser orientação pode deixar um comentário ou entrar em contato por
e-mail que responderei o mais breve possível.

11 comentários:

  1. Estranho, o que todo mundo diz que é golpe, vc diz que é necessário. Muito suspeito...

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  2. Infelizmente a maioria das pessoas que se propõem a falar sobre carros nunca colocaram a mão na graxa ou conviveram dentro de uma oficina de boa qualidade, por isso acham que o que é necessário é golpe... Os carros de hoje não são como os de antigamente! Somente profissionais altamente treinados estão preparados para tal! Suspeito é falar que um carro é ruim por não saber mexer nele como é de praxe para algumas oficinas, assim como dizer que um serviço é dispensável por não possuir equipamento especifico para realizá-lo.

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  3. Perdi a caixa de marcha do meu ecosport 03/04, com 85.000 kms. mesmo tendo vericado o oleo.
    a caixa foi aberto e o oleo tornou uma borra
    na parte interna da mesma.₢omo coloquei uma nova,que manuencao devo fazer//











    c

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  4. É estranho a presença de borra na caixa de marchas, provavelmente em alguma manutenção feita foi colocado óleo inadequado ou houve contaminação do mesmo. Procure trocar o óleo a cada 60000km, usando sempre o recomendado no manual do seu carro!

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  5. Muito bom esses comentários postados pelo Rodrigo Borges, tirei algumas dúvidas em relação a limpeza de bicos, lavagem de motor, cristalização de pintura.
    Moro em um lugar quente aqui no Nordeste e as informações postadas foram de excelente qualidade. parabéns...

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  6. Abasteci meu uno vivace tanquevcheio no dia 5/2 e no dia 12/2 ja estava na reserva. Fez com álcool 310 km não ta bebendo muito.

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  7. Abasteci meu uno vivace tanquevcheio no dia 5/2 e no dia 12/2 ja estava na reserva. Fez com álcool 310 km não ta bebendo muito.

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  8. O Uno tem um Grande Problema de Consumo. Sempre abasteço com álcool e uma vez a cada 2 meses com uma gasolina Aditivada.

    O consumo do Uno dificilmente Chega a 10KM/L... sempre fica entre 9 e 9.8;

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  9. O consumo enfrenta muitas variáveis, seria preciso saber o tipo de trajeto que o veículo faz, se é urbano ou rodoviário? Se o combustível que está sendo usado é de boa qualidade? Além do estilo de condução do motorista. Mas o Uno Vivace realmente não costuma fazer mais do que 8 ou 9 km/l de álcool.O combustível de cana geralmente consome 30% a mais do que a gasolina.

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  10. Vou comprar um seminovo... celta 2012.. o q devo verificar e cobrar do vendedor em relacao a troca obrigatoria de alguns itens??

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    1. Thamires, na compra de veículos usados é imprescindível que você leve o veículo a um bom mecânico para uma avaliação assim como a um lanterneiro antes de fechar o negócio. Existem também empresas e profissionais chamados de "Personal Car" que fazem esse serviço pra você.

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